O Aliah será um hotel modelo, exemplo de sustentabilidade desde seu planejamento e construção, utilizando materiais reutilizados e reciclados, além de tecnologias limpas de geração de energia, coleta e reuso de água e gestão de resíduos.

 

Depois de pronto, o Hotel Aliah será um exemplo vivo da aplicação das tecnologias verdes de construção. Será operado de maneira sustentável com estímulo aos princípios de redução, reutilização e reciclagem, igualdade de oportunidades para colaboradores, respeito à diversidade, incentivo e valorização de fornecedores socio ambientalmente corretos.

No Estado de São Paulo, o empreendimento será implantado estrategicamente em uma região com ampla infraestrutura e facilidade de acesso, que pode ser feito pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Fernão Dias.


O terreno localiza-se próximo à Rodovia Dom Pedro I, entre os municípios de Campinas, Bragança e Atibaia, com facilidade de acesso aos aeroportos de Viracopos e Guarulhos, que propiciam a interligação do local com outras regiões do Estado e do país.


O Hotel Aliah servirá ao segmento de lazer e eventos com completa estrutura para essa finalidade. Sua área de hospedagem abrange um total de 188 unidades habitacionais, incluindo 8 bangalôs temáticos e hospedando até 400 clientes.
Contará com área de lazer completa – incluindo spa, área de fitness, restaurantes e bares, além de um complexo esportivo com campo de futebol, quadras poliesportivas e piscinas. O espaço de eventos está planejado para receber até 600 pessoas e contará com salas de reuniões e auditórios e área para feiras e congressos.


Além da estrutura básica hoteleira, o hotel ainda abrigará um centro cultural de sustentabilidade com um museu da sua construção, uma cooperativa de reciclagem que receberá os resíduos do hotel e entorno e uma usina de compostagem, todos esses espaços, abertos à visitação e com caráter educacional.


Com o objetivo de difundir os princípios de sustentabilidade e gerar visibilidade ao conceito, o projeto arquitetônico do Hotel Aliah foi selecionado a partir de um concurso aberto a jovens arquitetos, sob supervisão do experiente e renomado arquiteto Siegbert Zanettini. A premiação do concurso ocorreu durante a FEICON BATMAT em março de 2012, premiando 3 equipes, além de uma honra ao mérito. Veja ao lado o vídeo do projeto vencedor.